Forró é
um ritmo e dança típicos da Região Nordeste do Brasil praticado nas festas
juninas e outros eventos. Diante a imprecisão do termo, não existe consenso
quanto a definição musical do forró como estilo musical, sendo geralmente
associado o nome como uma generalização de vários ritmos musicais daquela
região,como baião, a quadrilha, o xaxado, que tem influências holandesas e o
xote, que tem influência de Portugal. São tocados, tradicionalmente, por trios,
compostos de um sanfoneiro (tocador de acordeão, que no forró é
tradicionalmente a sanfona de oito baixos), um zabumbeiro e um tocador de
triângulo. Também é chamado arrasta-pé, bate-chinela, forró.
O forró
possui semelhanças com o toré e o arrastar dos pés dos índios, com os ritmos
binários portugueses e holandeses, porque são ritmos de origem europeia a
chula, denominada pelos nordestinos simplesmente "forró", xote e
variedades de polcas europeias que são chamadas pelos nordestinos de arrasta-pé
e ou quadrilhas. A dança do forró tem influência direta das danças de salão
europeias, como evidencia nossa história de colonização e invasões europeias.
Além do
forró tradicional, denominado pé-de-serra, existe outras variações, tais como o
forró eletrônico, vertente estilizada e pós-modernizada do forró surgida no
início da década de 90 que utiliza elementos eletrônicos em sua execução, como
a bateria, o teclado, o contrabaixo e a guitarra elétrica; e o forró
universitário, surgido na capital paulista no final da década de 90, que é uma espécie
de revitalização do forró tradicional, que eventualmente acrescenta contrabaixo
e violão aos instrumentos tradicionais, sendo a principal característica os
três passos básicos, sendo um deles o "2 para lá 2 para cá", que veio
da polca.
Conhecido
e praticado em todo o Brasil, o forró é especialmente popular nas cidades
brasileiras de Campina Grande, Caruaru, Mossoró e Juazeiro do Norte, que sediam
as maiores Festa de São João do país. Já nas capitais Aracaju, Fortaleza, João Pessoa, Natal,
Maceió, Recife, e Teresina, são tradicionais as festas e apresentações
de bandas de forró em eventos privados que atraem especialmente os jovens.
Modernização do forró
A partir de meados da década de 1980, com a
saturação do forró tradicional conhecido como pé-de serra, surgiu no Ceará um
novo meio de fazer forró, com a introdução de instrumentos
eletrônicos tais como guitarra, bateria e baixo.
Também as letras deixaram de ter como o foco a seca e sofrimento dos
nordestinos, e passaram a abordar conteúdos que atraíssem os jovens. O
precursor do movimento foi o ex-árbitro de futebol, produtor musical e empresário Emanuel Gurgel, responsável pelas
bandas Mastruz com Leite, Cavalo de Pau, Alegria do
Forró e Catuaba com Amendoim. O principal instrumento de divulgação do forró na
década de 1990 foi a a rádio Som Zoom Sat e a gravadora Som Zoom Estúdio
pertencentes a Gurgel. Tal pioneirismo teve críticas de transformar o forró num
produto. Em entrevista à revista Época, declarou Gurgel: "Mudamos a filosofia
do forró: Luiz Gonzaga só falava de fome, seca e
Nordeste independente. Agora a linguagem é romântica, enfocada no cotidiano,
nas raízes nordestinas, nas belezas naturais e no Nordeste menos sofrido, mais
alegre e moderno.
Mastruz com Leite |
Elba Ramalho |
Franque Aguiar |
Luiz Gonzaga |
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